O Melhor do Black Gospel - 2005


Descrição:

Em 2005, um projeto visando a gravação de um cd/dvd ao vivo, com algumas das melhores bandas de black music nacional, foi idealizado pela empresa AW - Produções e Comunicação - e encaminhado a direção da Gospel Records.

A gravadora acreditou no projeto, comprou a idéia e em 13 de julho de 2005, aproveitando a show de lançamento do cd/dvd Dj Alpiste Acústico, foi gravado “O Melhor do Black Gospel” que superou todas as expectativas.

O álbum, que contém sucessos e músicas inéditas das bandas, Soul Dreams, Quarteto FLG, Raiz Coral e Dj Alpiste, bem que poderia ter sido melhor trabalhado. O cd traz um encarte simples que não contém a letra das músicas. O próprio dvd decepciona no momento do making off que foi editado sem áudio. Porém são ausências que com certeza serão supridas nos próximos volumes deste ótimo empreendimento.

O Soul Dreams é uma banda que mescla os soul dos anos 70 com a modernidade do r & b atual. É liderado pelo produtor e tecladista Rick Lira e atualmente conta com os vocais de Fabi, Dayane e Aldo Gouveia.

Após gravarem Soul of The Jesus pela Abril Music, foram contratados pela Gospel Records, que relançou o disco com o título Reallity one. Nesta mudança entraram algumas canções novas no repertório do disco, enquanto as outras, com exceção de Humanidade, continuaram com o arranjo anterior. Em 2003 eles foram considerados a grande revelação da música gospel.

Em outubro do ano passado, a banda gravou na Renascer Copan seu segundo trabalho pela Gospel Records. Desta vez ao vivo. O show foi produzido pela Sampa Gospel Produções e Eventos e teve a participação do Coral Kadmiel de Campinas e esta para ser lançado no primeiro semestre de 2006.

No “Melhor do Black” o Soul Dreams marca presença com 2 canções inéditas e planejam a gravação de um dvd só da banda no final de 2006.

A casa vai cair já impacta deste a introdução, mostrando toda a criatividade dos samples e grooves de Rick. Durante a música vemos toda versatilidade vocal de Day e Fabi. A canção alterna momentos de reflexão com evangelismo e versa sobre nossa segurança em Cristo apesar das circunstâncias.

Vencedor é solada por Aldo e versa sobre Romanos 8:37. Muito groove, pegada funkeada, e uma marca registrada da banda que são os refrões de fácil assimilação. Ponto pra banda, pois canções deste tipo são ótimas para interagir com a igreja em apresentações ao vivo.

Com grande talento e inegável potencial o Soul Dreams mais uma vez faz jus ao seu nome no cenário da Black Music nacional.

O Quarteto FLG ou FeeLinG, como é chamado pelos fãs mais antigos, é o primeiro representante do R&B no Brasil. O grupo foi formado em 1997 pelo seu líder Silvera, que convidou os demais integrantes do quarteto que são: Will, Carlinhos e Sandro.

Seu primeiro disco, denominado Mais que Vencedor foi um divisor de águas da black gospel. Primeiro cd nacional a trazer para as igrejas o tradicional peso e harmonia vocal do r & b, recebeu diversos troféus, como por exemplo, Troféu Omega e o B. Unit como melhor grupo da Black Music Gospel de 2004.

Em 2005 lançaram O céu é o limite e foram indicados a três categorias para o Troféu Talento 2006, maior premiação da música gospel do país e agora se preparam para a gravação do seu primeiro DVD.

Hoje o FeeLinG é reconhecido como principal banda de Black Music nacional e tem quebrado as barreiras do gospel, devido seu comprometimento em fazer um trabalho sério e de qualidade.

No dvd participam com 3 canções. Como Tu não há que é uma belíssima canção de gratidão.

Pronto pra batalha que é uma das melhores canções do cd “O céu é o limite”. Ao vivo manteve a pegada original que é impactante e ainda vemos também a versatilidade de Silvera, Sandro, Will e Carlinhos interpretando o rap da canção, que na versão original foi cantado por Luo.

O ponto alto do culto é a canção Nada é maior do primeiro disco. Com refrão apoiado em 1Corintios 13:1, traz um arranjo cheio de breaks que ficou simplesmente demais. A interação dos meninos e da banda junto com platéia no final da música é tremenda. Silvera ainda aproveita para transformar o Olímpia num grande coral. Maravilhoso.

O Raiz Coral é um coro interdenominacional sem divergências. Seu fundador, Sérgio Saas (que lançou também um cd solo e produziu o quarteto Link4) afirma que isso é possível porque é composto por pessoas que professam a mesma fé.

Seu repertório é extremamente versátil; composto de músicas tradicionais e contemporâneas, capaz de inspirar e alegrar auditórios de todas as idades, na interpretação de rhythm & blues e spiritual. Na verdade, para saber quem é o Raiz Coral é preciso ouvi-lo. Mesmo o ouvinte menos atento vai saber que diante de si tem um coral diferente ao que já ouviu antes, tudo isso, pela modéstia criatividade e versatilidade dos solistas, mesclados a harmonia do back ground que caracteriza o som da música negra.

Com certeza o Raiz Coral traz um novo conceito em música gospel nacional. A banda vem crescendo e levando a santidade de Jesus Cristo através de suas musicas.

Pra louvar, primeiro trabalho do Coral trouxe a modernidade do r & b e o tradicionalismo dos spirituals. Surpreendeu a todos, inclusive o “mestre” Kirk Franklin na sua estada em São Paulo, pela qualidade vocal do grupo. Recentemente participaram da gravação do dvd e do cd do Ministério Toque no Altar e lançaram em maio de 2006 seu segundo trabalho denominado Ministério de Louvor Raiz Coral.

No dvd também participam com 3 canções. Louvado que é bem simples, mas traz uma pegada funkeada bem envolvente. Sei que não sou merecedor que é uma canção de contrição e entrega pelo que Jesus faz em nós, apesar de nós e pelo seu imenso e indescritível amor e Anjos versa sobre providencia divina.

São canções bem lentas, porém muito bem interpretados pela banda e pelo coral em tríades (soprano, tenor e contralto) e com nuances de dinâmica perfeitamente executadas nos turn arounds finais.

Dj Alpiste foi o primeiro rapper a gravar um cd/dvd de rap acústico no Brasil. (A MTV gravou o cd/dvd do Marcelo D2 depois, porém lançaram primeiro).
Hoje com 4 cds lançados e participação mais que especial nos cds do FLG, Renascer Praise, Templo Soul, etc...Alpiste colhe os frutos de ter sido o precursor do rap gospel no Brasil e ter aberto portas para grupos como Apc 16, Ao cubo, etc...
A parte do Alpiste inicia-se com uma apresentação no telão com imagens da primeira faixa do seu dvd Acústico. (Essa é o segundo motivo do culto lembram?)

Capitulo 3 é uma canção típica com uma forma muito usada pelos rappers, que é cheia de auto referências e palavras soletradas. Alpiste versa sobre sua visão. “Eu faço apologia do Cristianismo”. Traz a participação de sua esposa , a também rapper Tina.

Louvado Seja é outro dos melhores momentos do culto e também a canção que passa mais intensidade. É a musica onde o violão tem mais influencia, cadenciando a música do início ao fim. É um rap cantado sobre uma base do que aqui no Rio chamamos de suingue, muito usado pelo cantor secular Bebeto. O groove do baixo e o refrão são de um original do próprio Bebeto. Conta também com a participação de Salgadinho cantando e tocando cavaquinho.

Depois do casamento retrata um diálogo entre um casal, onde o cara quer ter algo mais intimo com sua namorada e usa como argumento o sentimento que existe entre eles, mas a garota mostra que uma coisa não tem nada haver com a outra, ela até gostaria, mas prefere esperar o casamento por causa do seu compromisso assumido com Deus.

Em Cristo Vive Alpiste e Tatê (Eclesiastes) dissertam sobre o cristianismo e a corrupção do mundo ancorados em Gálatas 2:20.

Outras bandas excelentes ficaram de fora desta gravação, mas as que participaram honraram sua participação com muita unção, evangelismo, louvor e adoração ao Rei dos reis. (Esse é o primeiro motivo do culto, concordam?)

01. A casa vai cair (Soul Dreams)
02. Vencedor (Soul Dreams)
03. Como Tu Não Há (FLG)
04. Pronto Pra Batalha (FLG)
05. Nada é Maior (FLG)
06. Louvado (Raiz Coral)
07. Sei Que Não Sou Merecedor (Raiz Coral)
08. Anjos (Raiz Coral)
09. Capítulo 3 (DJ Alpiste)
10. Louvado Seja (DJ Alpiste)
11. Depois do Casamento (DJ Alpiste)
12. Cristo Vive (DJ Alpiste)

Título: O Melhor do Black Gospel
Gênero: Rap Gospel, HipHop e Adoração
Duração: 1:19:19
Ano de Lançamento: 2005

Tamanho: 699 MB (733.085.696 bytes)
Resolução: 592 x 336
Frame Rate: 29 Fps
Formato: Avi
Qualidade de Áudio: 10
Qualidade de Vídeo: 10
Vídeo Codec: XviD ISO MPEG-4
Áudio Codec: MP3 48000Hz 212 kb/s

Nenhum comentário:

Postar um comentário